Responsive image

Remédios para Tratar Insônia e Melhorar o Sono

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Insônia

Publicado: 25 de fevereiro de 2025

Tratar Insônia. Primeiramente, nomeamos como Insônia a dificuldade que uma pessoa tem para iniciar ou manter o Sono continuamente durante a noite, o despertar antes do horário esperado ou dormir por um tempo inferior ao necessário.

E entre seus principais tipos estão a insônia inicial (dificuldade para iniciar o sono); terminal (ato de dormir mais rápido do que o normal); sono fragmentado (dormir e acordar diversas vezes durante a noite); tempo total de sono reduzido (dormir por tempo insuficiente) e atraso de fase de sono (o sono demora a manifestar-se).

Além disso, pode ser uma insônia primária, em que não há causa associada, ou secundária às condições médicas agudas ou crônicas, aos medicamentos, às substâncias, doenças psiquiátricas, aos maus hábitos de sono e às condições ambientais.

Principais Remédios para Tratar Insônia

Diante dessas características e do ponto de vista médico, para Tratar a Insônia é essencial levar em consideração o tipo e a causa da insônia, mas, normalmente, é feito por meio de remédios, variando em eficácia e, consequentemente, indicação para cada tipo de quadro.

Antagonistas Duplos do Receptor de Orexina

Um dos remédios para tratar insônia e melhorar o sono são os antagonistas duplos do receptor de orexina, que são novos e ainda não estão disponíveis no Brasil, mas, devido ao fato de a orexina ser um neurotransmissor que ativa o cérebro e faz com que a pessoa fique em vigília, acordada, com o medicamento, é inibida a atividade de despertar.

O Suvorexant atua nos receptores de orexina 1 e 2, por isso, recebe o nome de ‘duplo’, sendo eficaz para quem fica com o sono superficial, desperta diversas vezes ao longo da noite, apresenta dificuldade para entrar em estado de sono mais profundo.

Logo, tendem a ser indicados para insônia inicial, terminal e da fragmentação do sono, especialmente por ser bom, ter poucos efeitos colaterais (um pouco de sonolência pela manhã) e uma meia-vida de 8h, 10h.

Antidepressivos

Os antidepressivos podem ser indicados tanto para insônia primária quanto secundária. Diante de tratamento para insônia, o médico especialista em Neurologia pode receitar a trazodona (liberação imediata, prolongada ou retardada) em doses baixas (25 mg, 50 mg, 100 mg ou 150 mg), tendo um efeito hipnótico.

Outra possibilidade é a mirtazapina, em doses baixas (7,5 mg, 15 mg, inclusive em idoso, ou 30 mg), para ajudar na indução rápida do sono, porém, pode aumentar o apetite, então, é fundamental levar em consideração as necessidades, o perfil e a realidade de cada paciente.

Assim como existem outros antidepressivos que são associados a outro remédio, o que tende a acontecer quando o paciente apresenta, por exemplo, transtorno depressivo ansioso para tratar características relacionadas à insônia.

Antidepressivos Tricíclicos

Outros remédios para tratar insônia e melhorar o sono são os antidepressivos tricíclicos, em que o mais clássico é a doxepina em baixas doses (de 3 mg a 6 mg) para auxiliar na indução e manutenção do sono.

Do mesmo modo que comumente pode ser indicado o uso de amitriptilina, geralmente em doses baixas (10 mg, 12,5 mg, 25 mg), que igualmente é eficaz em induzir o sono, especialmente em pacientes com dores de cabeça, muscular, neuropática e na coluna, por exemplo.

Receptor GABA, Anticonvulsivantes

O médico especialista em Neurologia pode receitar como remédio para tratar insônia os anticonvulsivantes que igualmente atuam no receptor GABA, como a pregabalina e gabapentina, que promovem um efeito de indução de sono, além de serem um relaxante muscular e reduzirem a ansiedade.

Receptor GABA, Benzodiazepínicos

Outra opção são os benzodiazepínicos que também atuam no receptor GABA, tais como, clonazepam (gotas ou comprimidos), alprazolam (comprimidos que duram cerca de 4h) e flurazepam (usado de maneira temporária).

Esse tipo de remédio para tratar insônia e melhorar o sono é tarja preta, apresenta risco de causar dependência e costuma ser receitado no início do tratamento, quando algum antidepressivo demora a fazer efeito.

Receptor GABA, Drogas “Z”

Quando é identificada a necessidade de ter um indutor de sono rápido, normalmente as drogas “Z” que atuam no receptor GABA são as mais indicadas, como zolpidem (10 mg, sublingual ou dispersível, com efeito de 4h, 5h) e eszopiclona (com sonolência residual pela manhã, apresenta efeito mais profundo e duradouro das drogas “Z”).

Receptores de Melatonina

Outro remédio para tratar insônia e melhorar o sono são os que atuam no receptor de melatonina, como a de mesmo nome, que é indicada para pacientes que apresentam dificuldade para demarcar o horário de início de sono.

Além disso, existe a ramelteona, que igualmente demarca horário de início de sono e induz ao mesmo tempo, sendo eficaz em regularizar o ciclo sono-vigília e as horas de dormir e acordar.

Diante da variedade disponível dos principais Remédios para Tratar Insônia e Melhorar o Sono, ao observar qualquer característica desse tipo de Distúrbio do Sono, não hesite em agendar uma consulta com o médico especialista em Neurologia para que receba a devida atenção, visando seu bem-estar e uma boa qualidade de vida.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo (manutenção do sono) ou não conseguir ter um sono reparador. Esta condição é caracterizada com base em sua duração, e pode ser classificada em aguda ou crônica, e em primária ou secundária. A insônia é muito impactante para diversas funções do organismo, e seu tratamento pode incluir componentes comportamentais e psicológicos.

Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 19/04/2025