Responsive image

Saiba Quando se Preocupar em Casos de Dor, Labirintite e Tontura

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor

Publicado: 22 de abril de 2025

Dor, Labirintite e Tontura possuem relação, especialmente quando a labirintite é comumente considerada uma causa de dor, tanto por parte dos pacientes quanto do ponto de vista de alguns médicos.

Mas será que essa é uma associação real do ponto de vista médico? Continue a leitura para saber Quando se Preocupar diante de Dor, Labirintite e Tontura.

Dor, Labirintite e Tontura – Quando se Preocupar?

Primeiramente, a labirintite trata-se de uma tontura em que a pessoa fica girando, normalmente, pendendo para o lado oposto ao que deseja se movimentar, agravando ao mexer a cabeça, uma vez que o labirinto está inflamado (‘ite’ = inflamação).

Quando isso acontece, com um disparo desproporcional, o desequilíbrio entre o labirinto inflamado e o saudável acaba resultando em vertigem, em que ela vê as coisas rodando e o olho mexe de um lado para o outro. Enquanto isso, a tontura é a sensação de desequilíbrio, ausência de controle pleno do corpo e dos movimentos, podendo manifestar-se por diversas causas e maneiras.

Logo, diante dessas definições, é possível concluir que a labirintite é considerada um tipo de tontura, mas nem toda tontura é sinônimo de um quadro de labirintite.

Existe Relação da Dor com Labirintite e Tontura?

Apesar do que muitos possam acreditar, a labirintite e tontura não são causas verdadeiras de dor. Normalmente, a “labirintite” mencionada nesses casos é a vertigem posicional paroxística benigna, uma tontura que surge rapidamente quando uma pessoa olha para cima rapidamente ou rola na cama, ou outro tipo de tontura por maneiras variadas.

Então, Qual é a Relação da Dor com Tontura?

Embora, normalmente, as tonturas não causem dor, existe uma relação de dores que surgem juntamente das tonturas.

Artrose com Compressão Vascular

Apesar de ser uma causa rara, é importante considerar, quando cabível, a artrose da coluna em tamanho suficiente para comprimir a artéria vertebral e, consequentemente, impedir a passagem natural do sangue ao cerebelo, o que acaba resultando em tontura.

Bruxismo

Outra queixa em que é possível observar a relação entre dor e tontura (inespecífica, mas afetada pelos músculos da mastigação) é a de bruxismo, caracterizada, principalmente, pelo aperto da musculatura da mastigação, que apresenta uma relação íntima com os ouvidos internos. E ao ficar extremamente contraída, leva a um tipo de inflamação do músculo e, consequentemente, do labirinto e das demais estruturas relacionadas ao controle.

Dissecção das Artérias Vertebrais

A dissecação das artérias vertebrais trata-se de uma causa de dor e tontura mais séria, uma vez que são responsáveis por enviar o sangue ao cerebelo e pela coordenação fina dos movimentos.

Quando acontece a dissecção no local, o paciente pode apresentar sensação de dor no pescoço ou na base da cabeça, e começar a ter, de maneira fixa e abrupta, tontura de incoordenação, provocada pela redução na quantidade de sangue recebida ou por um AVC.

Dor de Cabeça

Essa é uma queixa comum, especialmente, em quem tem quadros de enxaqueca e apresenta desequilíbrio e cinetose (piora da tontura ao movimentar). Isso acontece porque a pessoa tem dor e a enxaqueca provoca a tontura por afetar o centro do vômito e as partes do tronco cerebral e vestibular.

Dor Miofascial e Travamento Cervical

Os pacientes com dor miofascial (músculos extremamente contraídos que causam dor no pescoço, na nuca, cabeça, dentre outros lugares) observam a sensação de movimentar o corpo sendo transmitida à cabeça, o que se assemelha a uma tontura específica que manifesta-se exclusivamente ao locomover-se.

Dores Abdominais

Dores abdominais, sejam por desidratação, indigestão, intoxicação alimentar ou alcoólica, ou virose, igualmente podem provocar tontura, porque ao começar no intestino, a pessoa tende a apresentar náusea que é capaz de causar uma tontura relacionada à ativação do sistema parassimpático e nervo vago, responsável por ter sensação de queda de pressão e tontura global.

Fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada por manifestar-se pelo corpo em dores difusas, surgindo acompanhada de esquecimento, fadiga, sono de má qualidade e tontura.

Síndrome de Bow Hunter

A Síndrome de Bow Hunter é uma variante da artrose que é a espondilose, uma coluna com bicos de papagaios gigantes, capaz de causar tontura no momento em que a pessoa faz rotação da coluna, uma vez que uma ponta do osso junta a outra, espremendo a artéria vertebral.

Exceção para Caso de Dor e Tontura – Labirintite

O único caso em que a tontura causa dor é o de labirintite (inflamação do labirinto, seja por infecções bacterianas, fúngicas ou virais do ouvido interno), em que a pessoa tem uma infecção no ouvido, podendo ficar, às vezes, com febre e dor localizada. Logo, a tontura por causa da labirintite é a causa da dor.

Por isso, ao menor indício de Dor, Labirintite ou Tontura, não hesite em agendar uma consulta com o médico especialista em Neurologia, principalmente em Dor, para identificar a real causa da sua queixa e tratá-la o quanto antes, visando o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Agende sua Consulta!



Tags:, , ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 16/04/2025