Vale a pena Marcar Consulta com um Neurologista Particular?

A epilepsia é uma doença muito complexa e que acaba assustando muitas pessoas (familiares, conhecidos e desconhecidos). Muitas pessoas que sofrem com epilepsia têm diversas dúvidas e, às vezes, nem sabem o que DE FATO é a epilepsia! Saiba que vai muito mais do que convulsões e desmaios!

Pensando nisso, peguei os pontos principais, ou seja, as maiores dúvidas dos meus pacientes e escrevi esse artigo para que pudéssemos esclarecer tudo isso de uma vez por todas! 

O que é epilepsia?
É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. 

Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.

O que causa epilepsia?
Muitas vezes, a causa é desconhecida, mas pode ter origem em ferimentos sofridos na cabeça, recentemente ou não. Traumas na hora do parto, abusos de álcool e drogas, tumores e outras doenças neurológicas também facilitam o aparecimento da epilepsia.

Como saber se eu tenho epilepsia?
Exames como eletroencefalograma e neuroimagem são ferramentas que auxiliam no diagnóstico. 

O histórico clínico do paciente, porém, é muito importante, já que exames normais não excluem a possibilidade de a pessoa ser epiléptica. Se o paciente não se lembra das crises, a pessoa que as presencia torna-se uma testemunha útil na investigação do tipo de epilepsia em questão e, consequentemente, na busca do tratamento adequado.

Existe cura para a epilepsia?

A epilepsia não tem cura, todavia há tratamento. O tratamento da epilepsia é feito com o intuito de eliminar, de bloquear as crises. Com isso se espera que o paciente tenha qualidade de vida dentro da normalidade. 

Antigamente se acreditava que associando várias medicações pudéssemos alcançar melhores resultados, mas ficou provado que esse tipo de conduta não traz benefícios. Na realidade, traz mais malefícios, porque se somam os efeitos colaterais. 

O ideal é procurar auxílio o quanto antes, a fim de receber o tratamento adequado. Foi-se o tempo que epilepsia era sinônimo de Gardenal, apesar de tal medicação ainda ser utilizada em certos pacientes. As drogas antiepilépticas são eficazes na maioria dos casos, e os efeitos colaterais têm sido diminuídos. Muitas pessoas que têm epilepsia levam vida normal, inclusive destacando-se na sua carreira profissional.

É preciso fazer cirurgia para tratar a epilepsia?

Não! É possível tratar a epilepsia com a dieta correta(logo, você não sofre com efeitos colaterais). Embora o uso do medicamento correto, além de ter poucos efeitos colaterais, ajuda a conquistar resultados expressivos.

Preciso fazer o uso de medicação pela vida toda?

Não necessariamente é preciso fazer o uso de medicação pela vida toda (outra ideia ultrapassada). 

Em alguns casos, a medicação pode ser retirada depois de dois anos de uso contínuo.

O que acontece se eu não tratar a epilepsia?

Caso você não trate a epilepsia além de continuar tendo as crises convulsivas, pode ir perdendo aos poucos suas memórias e ter demência no futuro.

O que eu devo fazer para me livrar da epilepsia?

O recomendável é procurar um médico especialista na doença. Ele vai te diagnosticar da maneira correta e te encaminhar para a melhor forma de tratamento.
Após o diagnóstico, você pode querer consultar outro especialista, ouvir uma segunda opinião, ou conhecer sobre novas possibilidades de tratamento. 

Aqui na Clínica Regenerati buscamos estar sempre à frente em relação às mais modernas técnicas e tratamentos.

E com os avanços da Neurologia no mundo, conseguimos sim ofertar uma boa qualidade de vida a um paciente bem assistido. 

Sabemos que muitas vezes, o próprio paciente não quer ir ao médico ou iniciar um tratamento. Só que quanto mais cedo a paciente iniciar um tratamento, mais chances tem de conter a doença e de restaurar a sua vida, trabalhando gradativamente em conjunto com nossa equipe médica.

Hoje, uma paciente com Epilepsia controlada pode planejar seu casamento, gravidez, viagens. Desde que esteja muito bem assistida por um especialista.
De fato, o grande desafio é compreender que a paciente tem a doença e não a doença a tem. E nós a ajudamos no papel de voltar a ter a sua própria vida de volta, apesar da Epilepsia.

Como estamos falando de decisões difíceis, o momento é de reflexão: Quanto vale um dia da sua qualidade de vida, saúde e independência? Quanto vale estar consciente, andar desacompanhada na rua e realizar todos os sonhos que você planejou até aqui? A Epilepsia não precisa interromper a sua vida.

Existem duas alternativas possíveis: optar por não obter um diagnóstico e tratamento seguro, passar por testes e tratamentos ineficazes, ou ir ao Neurologista de confiança, obter um diagnóstico preciso, dieta e tratamentos adequados a nova rotina e ter tranquilidade para seguir em frente, realizando os seus planos.
Por isso, quero te mostrar um pouco da Clínica Regenerati.

A Clínica Regenerati, está localizada na cidade de São Paulo, no bairro de Moema. Aqui, além de equipamentos modernos e técnicas avançadas. Pacientes e familiares contam com suporte em tempo integral, com acesso direto ao neurologista por meio do celular, Whatsapp e e-mail.

Estamos preparados para te acolher, orientar e te ajudar a planejar as mudanças que serão necessárias em sua vida, para que você possa finalmente estar bem consigo mesma.

Alguns dos profissionais de nossa Equipe Especializada em Eplepsia:
DR Willian Rezende, neurologista Especializado em Dor e Neuromodulação, realiza a investigação clínica, diagnóstico e procedimentos necessários.
Dr. Marcelo Schmidt (CRM SP-165.433)- Médico Neurologista Especialista em Epilepsia e Neurofisiologia.
Dr?. Camila Pereira (CRM SP-159.346) - Médica Neurologista, membro da Academia Brasileira de Neurologia.

Mais que exames e procedimentos, esses são alguns dos profissionais, que estarão ao seu lado nessa nova etapa de sua vida.

Agende agora a sua consulta

Que tal agendar sua consulta agora?

Dê seu primeiro passo para uma vida sem dor!


Ou Conheça mais a respeito do Dr. Willian Rezende. Neurologista especialista em dor de cabeça.

Dr. Willian Rezende é pessoalmente responsável pela produção, edição, adaptação e curadoria dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e seu conteúdo é somente de intento informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O conteúdo deste site não substitui o médico. Todos devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde. O nosso site possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização.
Copyright © 2019 | Dr. Willian Rezende