Responsive image

Dor na Parede Torácica – Saiba as Causas da Dor Torácica

Neurologista - Dr. Willian Rezende do Carmo

Categorias: Conteúdos, Dor

Publicado: 19 de novembro de 2024

Dor Torácica. Ao sentir uma dor no tórax é importante saber se trata-se de um caso para Pronto-Socorro ou se está diante de um quadro que pode esperar para tratar com o seu médico especialista em Dor de sua confiança.

Para saber o que é considerada uma dor na parede no tórax, deve-se observar se o paciente está sentindo um desconforto, uma sensação de aperto, contração ou pressão na região da estrutura de músculos e ossos que envolve o coração e os pulmões.

Possíveis Causas da Dor Torácica

Diante de tal possibilidade, confira quais são as causas de dor na parede torácica de acordo com o tipo de atendimento que deve ser feito, sendo de Pronto-Socorro ou em um consultório.

Dor na Parede Torácica no Pronto-Socorro

É válido a pessoa procurar atendimento em um Pronto-Socorro quando começa a sentir uma dor nova na região do tórax, aparentemente inexplicável, porque as causas tendem a ser diversas, inclusive, um possível infarto cardíaco ou pneumotórax, por exemplo.

Essas causas necessitam desta urgência porque, a depender do caso, demais possibilidades precisam ser descartadas para que a pessoa receba o tratamento adequado.

Condições Psiquiátricas

Uma das causas da dor na parede torácica envolve os quadros psiquiátricos, em que a pessoa pode apresentar reações físicas reais.

Dissecção da Aorta

A dissecção aórtica é caracterizada pelo vaso de mesmo nome que acaba rasgando a sua parede, provocando uma dor violenta e deve ser tratada urgentemente.

Doenças do Esôfago

Doenças do esôfago, como refluxo, em que a dor é provocada pelo ácido intenso, e espasmo esofagiano, devido à forte contração do músculo, também são uma possibilidade real para dor na parede torácica.

Embolia Pulmonar

Representada pela sigla EP, acontece quando um êmbolo, seja coágulo ou gordura, impede a passagem sanguínea. Nesse caso, o coágulo acaba desprendendo-se do seu local de origem até chegar a região do pulmão, provocando um infarto pulmonar, que gera uma dor no peito ao respirar profundamente.

Fratura da Costela

Independentemente se a pessoa tem ciência ou não, os esforços, traumas e as batidas, por exemplo, tendem a resultar em uma dor torácica intensa provocada por uma fratura da costela.

Infarto Cardíaco

Dor no tórax intensa é um indício de infarto do miocárdio, que acontece quando o sangue começa a privar algum órgão que começa a morrer.

Miocardite

Assim como as causas de dor cardíacas não isquêmicas, em que o sangue falta ao infartar, a miocardite igualmente é uma alternativa, uma vez que a inflamação do coração gera dor.

Pneumotórax

Outra causa para dor na parede torácica é o pneumotórax, que é caracterizado pela perfuração no pulmão e pelo acúmulo de ar entre ele e a parede torácica, o que acaba provocando uma dor localizada, especialmente ao respirar, e quanto mais profundamente realiza o movimento, mais ar junta e pior fica o quadro.

Problemas Musculoesqueléticos

A dor musculoesquelética aguda igualmente é considerada uma possível causa de dor no tórax que necessita de uma visita ao Pronto-Socorro.

Dor Torácica na Clínica

Em uma clínica costumam chegar relatos de dor persistente envolvendo as costelas, em que a pessoa já foi ao Pronto-Socorro, mas não teve um diagnóstico relacionado a alguma das causas citadas anteriormente.

Causas Musculoesqueléticas

As causas musculoesqueléticas são consideradas a mais comum das queixas de dor torácica na clínica, especialmente envolvendo as costocondrites (junção da costela com cartilagem e da mesma para o esterno) e a síndrome da dor das costelas baixas.

E entre as motivações para esse tipo de dor estão, por exemplo:

  • Aumento da frequência respiratória: especialmente por um período prolongado, que acaba desgastando a movimentação das costelas com as cartilagens;
  • Costoesternal: igualmente conhecida como costocondrite, a causa da dor é a inflamação da costela;
  • Esforço físico: que seja intenso, repentino ou repetitivo pode inflamar as costelas e os músculos (inflamação da cartilagem) e gerar uma distensão muscular, miofascial e inflamação das costelas, por exemplo;
  • Síndrome da dor das costelas inferiores: é a dor sentida em uma região mais baixa, próxima ao estômago;
  • Suspirar intensa e continuamente, toda hora: o movimento realizado pela parede torácica igualmente causa a dor na região;
  • Tosse severa: principalmente, quando persiste por um mês, como acontece em caso de virose importante, o que acaba desgastando as articulações do local e pode provocar inflamação nas cartilagens;
  • Trauma local: diante de pancadas e impacto forte machucando a cartilagem, mas sem fraturar a costela.

Condições Neurológicas

A dor de origem neurológica tem como uma de suas características comuns a dor torácica, que pode ser indício de:

  • Dor psiquiátrica: comum em casos de crises de ansiedade e pânico, e somatização, com possibilidade de envolver quadros crônicos provocados por angústia;
  • Herpes-Zóster: a dor surge acompanhada de vesículas e manchas vermelhas;
  • Radiculopatia: é a compressão de raiz torácica.

Possibilidades Reumatológicas

No caso das queixas reumatológicas na clínica enquadram-se condições raras que igualmente surgem acompanhadas de dor torácica, tais como:

  • Artrite psoriática: está presente nas costelas e na parede torácica de pessoas que têm a evolução da psoríase para artrite, acometendo a articulação das cartilagens com as costelas;
  • Artrite reumatoide: a dor é sentida na junção entre o esterno e a clavícula, porque está inflamada;
  • Espondilite anquilosante: é comumente observada na região da costela com a vértebra;
  • Fibromialgia: apesar da condição ser comum, a presença desse tipo de sintoma é considerada rara, sendo identificada nas costelas superiores ao apalpar a região.

Quadros Raros

Além dessas, o seu médico pode levar em consideração ou descartar a hipótese de estar diante de uma dor torácica de causas raras, que incluem, por exemplo:

  • Anemia falciforme: apesar de ser comum em outras áreas, igualmente pode gerar dor nos ossos das costelas e de parede torácica;
  • Fraturas de estresse: a dor acomete pessoas com osteoporose severa ou que têm condromalácia;
  • Neoplasias: acontece quando algum tipo de câncer está localizado no interior da costela e causando a dor.

Sendo assim, devido à diversidade de Causas da Dor Torácica, não hesite em agendar um horário para confirmar o diagnóstico, identificar a causa e sua gravidade, e receber a indicação do melhor tratamento para o seu caso, que pode envolver analgésicos, anti-inflamatórios, infiltração, agulhamento muscular dos músculos, bloqueio das raízes nervosas e encaminhamento para Fisioterapia, por exemplo.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe:


Agende sua Consulta!



Tags:, ,


Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.



Willian Rezende do Carmo, 2024 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 27/03/2025