Dor no Rosto ou na Face é uma queixa comum que pode desaparecer sozinha, mas, em alguns casos, costuma ser extremamente incapacitante, com possibilidade de ser grave e os pacientes não receberem o correto diagnóstico, prejudicando o tratamento, a recuperação, o bem-estar e a qualidade de vida.
O termo “rosto” engloba tudo que encontra-se abaixo da linha da raiz do cabelo até a região abaixo do queixo, onde inicia o pescoço. Sendo assim, as suas possíveis fontes incluem cérebro, coluna, coração, estruturas dentárias, nervos, olhos, ouvidos, mandíbula, pescoço, seios da face e vasos sanguíneos.
Entretanto, nem toda dor em qualquer uma dessas partes configura-se dor no rosto. Por exemplo, a dor que atinge os olhos é classificada como “dor no olho”, assim como a área da testa, normalmente, é categorizada como “dor de cabeça”.
O tipo mais comum de dor no rosto é aquele que transmite uma sensação de choque, sendo aguda, deixando a pessoa paralisada e incomodada pelos segundos que costuma durar. Enquanto isso, outro tipo é caracterizado pela sensação de queimação, dormência e pelo formigamento contínuo.
Além disso, igualmente pode surgir como uma dor inflamatória, em que a pessoa tem a sensação de rosto inflamado e dolorido, contínua e transmitida com um simples toque.
Com esse tipo de classificação é possível encontrar as causas facilmente, dando a oportunidade de o paciente receber o diagnóstico correto e prontamente iniciar o tratamento.
A dor no rosto pode ser causada por abscesso dentário, desvio de septo, disfunção da articulação temporomandibular (ATM), inflamação, infecção, pancada, sinusite e trauma, por exemplo. Mas entre as principais causas de dor no rosto relacionadas à Neurologia destacam-se:
A partir da confirmação do diagnóstico, o médico especialista em Dor, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, podem[ elaborar a melhor estratégia de tratamento para cada paciente, seja por meio de antibióticos, medicamentos antivirais, toxina botulínica, injeções e estimulação elétrica do nervo, por exemplo.
Por isso, ao observar a presença de Dor no Rosto, agende imediatamente sua consulta com um médico especialista em Neurologia para ter uma melhor qualidade de vida, visando seu bem-estar.
Assista ao vídeo e saiba mais:
Artigo Publicado em: 21 de dez de 2018 e Atualizado em: 03 de set de 2024
Agende sua Consulta!
Tags:causas dor no rosto, Dor, dor crônica, dor facial, dor na face, dor no rosto, tipos dor no rosto
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.