O bruxismo acordado, também chamado de bruxismo diurno ou Bruxismo de Vigília, é uma condição em que você range ou aperta os dentes enquanto está acordado. Isso pode ser inconsciente ou conscientemente.
O bruxismo diurno afeta pelo menos um terço dos adultos. No entanto, a maioria das pessoas, às vezes, range ou aperta os dentes ocasionalmente.
Essa atividade repetida dos músculos mastigatórios pode causar dores de cabeça. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a relação entre a dor de cabeça e o Bruxismo de Vigília.
Você pode experimentar o bruxismo enquanto está acordado ou durante o sono. O ranger dos dentes é o mesmo em ambos os casos, mas são considerados duas condições distintas:
Na maioria dos casos, o bruxismo não leva a complicações graves. No entanto, se frequente, pode levar a vários distúrbios e complicações médicas, especialmente se não for tratado.
Os efeitos colaterais do bruxismo acordado podem incluir:
Muitas pessoas não percebem que têm bruxismo acordado até que os efeitos colaterais apareçam. Os riscos de problemas de ranger os dentes podem aumentar se você deixar o bruxismo sem tratamento por um período significativo.
É essencial conhecer os sinais e sintomas desse distúrbio para evitar maiores complicações:
Ainda não entendemos completamente o que causa o bruxismo acordado. No entanto, pode ser devido a uma combinação de fatores genéticos, físicos, psicológicos e psicossociais:
Abaixo estão as opções de tratamento mais comuns para bruxismo:
Um protetor bucal pode ser útil para pessoas com bruxismo porque pode reduzir a dor na mandíbula. As talas oclusais funcionam amortecendo os dentes e evitando que eles triturem uns contra os outros. Esses são os mais úteis para quem sofre de bruxismo do sono, pois podem ser usados à noite.
As talas oclusais podem ser feitas sob medida pelo seu dentista ou ortodontista.
As injeções de toxina botulínica (Botox) podem reduzir a dor e a frequência da trituração.
Durante esse tratamento, um profissional médico injeta pequenas quantidades da proteína neurotóxica no músculo masseter. Esse é um grande músculo que controla a atividade muscular.
O Botox não cura o bruxismo, pois é simplesmente um relaxante muscular temporário. No entanto, pode ajudar a reduzir o ranger dos dentes e os efeitos colaterais e sintomas relacionados.
Os benefícios do Botox, geralmente, duram de 3 a 6 meses. Como tal, o tratamento deve ser repetido para manter os resultados.
Se você estiver interessado em usar o Botox para tratar o bruxismo, discuta os benefícios e riscos com seu médico.
Caso você sinta que possa estar sofrendo com bruxismo de vigília, fale com o seu médico de confiança para um melhor prognóstico.
Artigo Publicado em: 20 de novembro de 2019 e Atualizado em: 01 de março de 2025
A Cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, pode ocorrer de modo isolado, quando apresenta um complexo sintomático agudo (como a enxaqueca), ou provida de doenças em desenvolvimento (como infecções). O diagnóstico é baseado na compreensão da fisiopatologia dessas dores de cabeça, na obtenção de um histórico clínico e na realização de um exame físico e neurológico criterioso, para formular um diagnóstico diferencial.
Agende sua Consulta!
Tags:Bruxismo de Vigília, dor de cabeça, Tipos de Bruxismo
Todos os utilizadores da plataforma se comprometem a divulgar apenas informações verdadeiras. Caso o comentário não trate de uma experiência pessoal, forneça referências(links) sobre qualquer informação médica à ser publicada.
O público pode realizar comentários, alterar ou apagar o mesmo. Os comentários são visíveis a todos.